Segundo passo: Quais os seus objectivos e prioridades?

(2 minutos de leitura)

Toda a reflecção sobre podermos retirar algo de bom deste tempo de isolamento social (ver aqui), teve como ponto de partida o facto da maioria de nós, deixar-se levar pela correria diária e não ter tempo para parar e reflectir sobre o percurso que a sua vida está a tomar.

Maioritariamente por razões logísticas o primeiro passo, deste plano é criar um plano alimentar (ver aqui). Hoje, ao falar do segundo passo, é tempo de aprofundar este tema: afinal, o que quer e para onde vai?

Agora que há tempo, é a altura certa para reflectir sobre o que quer para a sua vida. Agora tem a possibilidade de se abstrair de todas as “obrigações” e “limitações” do dia-a-dia, e pensar do fundo do seu coração, o que quer para si.

Este é um exercício que demora o seu tempo, não é (na maioria das vezes) algo automático, mas estou certa, que este abrandar forçado, este afastamento social, pode ajudar em muito a chegar a algumas conclusões.

Esta não é a minha área de acção, no sentido em que, não tenho qualquer formação especializada em psicologia, coaching ou outra para poder ajudar a fundo, a encontrar qual o seu caminho. No entanto, desde o início do meu trabalho como Organizadora que entendi, que reconhecer as prioridades e os objectivos de cada pessoa é fundamental para que um processo de organização seja bem sucedido. Nesse sentido, com base na minha experiência de vida, em alguns exercícios que fui realizando nos vários processos que eu própria passei e nos conhecimentos que fui adquirindo, senti a necessidade que todos os meus processos de organização passassem numa primeira fase por uma análise dos objectivos de vida de cada pessoa. Tratei de reunir alguns exercícios simples, e são o primeiro assunto a abordar quer nas sessões individuais, quer o primeiro tema dos workshops “As Bases da Organização”.

No fundo, trata-se de exercícios que o ajudam a tomar uma consciencialização do caminho que quer seguir, já que na maioria das vezes as pessoas já têm as respostas, ainda que meio enterradas no meio dos pensamentos e afazeres da ázafama diária. Por outro lado, tenho a sorte de conhecer profissionais mais ligados a este tema, que são absolutamente extraordinários, que me tem ajudado bastante, e a quem eu aconselho a sua consulta, quando é necessária uma ajuda mais especializada.

O facto dos exercícios em questão não terem o mesmo impacto, quando transcritos para texto, foi um dos factores que me levou a oferecer durante este período de isolamento social, uma sessão gratuita por dia, de 1 hora e 30 minutos (dando ainda tempo para dar algumas dicas sobre outros assuntos que a pessoa considere importante). Por isso é de aproveitar…..

De qualquer forma, penso que, grande parte das pessoas, facilmente encontra as respostas, basta querer ir procurá-las. E aí estas podem chegar até si de uma forma muito simples: pare uma meia horinha, com um bloco e uma caneta, e tente fazer uma listagem, do que realmente considera importante para si, do que acaba por ficar de parte no seu dia-a-dia. Quais são os objectivos e prioridades que quer ter nestas semanas em casa? O que quer retirar deste período? É aproveitar mais tempo de qualidade em família, reflectir sobre o seu caminho profissional, aproveitar para pôr em prática um plano de organização da sua vida (ou na sua casa), reestruturar a sua rotina famíliar, fazer voluntariado, dedicar mais tempo aos outros, namorar mais, começar a ter uma alimentação mais saudável, passar a fazer exercício físico todos os dias, ler aqueles livros que estão na prateleira, aprender a dançar, tirar uma nova formação, aprender a fazer algo novo, criar um novo projecto….? Tudo é possível, pare e pense bem: O que quer fazer, por si e para si?

Se a lista for muito extensa, coloque por ordem de importância. O que é mesmo mesmo fundamental?

E não coloque limitações a si mesmo, se há vantagem em viver nesta Era Digital, é que tudo é possível. Pode não ser como idealmente tinha imaginado, mas não deixe de explorar as alternativas todas que são possíveis, dê o benefício da dúvida, mantenha a mente aberta e lembre-se que pode ser o príncipio de algo maravilhoso… E quem sabe, se, assim que tudo isto passar, poderá continuar com os seus objectivos adaptando-os aos modelos que considera ideiais.

Este vai ser o ponto de partida para o próximo passo!!

Mãos à obra e até amanha,

Teresa Pena Bastos

Organizadora e Consultora de Produtividade

(ver o próximo artigo aqui)