Até agora não tinha tempo, e agora, qual é a desculpa?

(3 minutos de leitura)

Para a maioria das pessoas, as 24 horas por dia, mostram-se muito curtas para tudo o que tem para fazer. Vivemos numa altura, em que somos constantemente bombardeados de informação, em que cada vez temos mais tarefas diárias, em que cada vez temos que ser mais conhecedores, estando por isso sempre em constante aprendizagem e alerta, em que há uma grande pressão social para ser mais, em que há uma constante comparação ainda que indirecta ou inconsciente, em que é muito fácil sentir uma frustração por não estar a conseguir dar conta do recado como gostaría… E quantos de nós deixamos-mos levar pela correria que é o dia a dia? Quantos de nós, acabam por colocar a sua vida num piloto automático, sem parar para pensar o que queremos e para onde vamos? Quem de nós, deixa que seja esta correria a mandar na nossa vida, e não nós nela?

É verdade que a desculpa mais utilizada, é “Não tenho tempo”. E infelizmente, é uma desculpa que quase todos nós consideramos válida. Alguns, até tem a capacidade de ver, que esta falta de tempo, está associada ao facto de ter as prioridades trocadas, mas, esta análise é sempre mais “fácil”, quando vemos de fora, quando é a vida de alguém próximo e não a nossa… Mas então e nós? Quando paramos para pensar sobre a nossa vida?

Na minha vida, já passei por momentos muito difíceis, que apesar de toda a dor, felizmente ultrapassei e tornaram-me na pessoa que sou hoje. Hoje, quando olho para trás, percebo que foram estes momentos mais difíceis que me fizeram crescer, que me fizeram superar a mim mesma, que me fizeram parar e mostrar qual o meu caminho. Por isso, sempre que passo por algum momento mais complicado, tento sempre ver qual a aprendizagem que posso retirar. Nem sempre é fácil, principalmente porque normalmente está tudo associado a um grande turbilhão de sentimentos…

Assim, perante esta pandemia, que me assusta verdadeiramente, não consigo deixar de pensar, que há algo muito bom no meio de toda a devastação que esta situação trás… Esta, pode ser, a oportunidade que o Mundo precisava, para parar, para reflectir, para deixar de agir só para mostrar, de saír da corrente que arrasta todos….. Este pode ser o momento em que temos que parar de forma forçada, talvez seja também uma grande bênção, para que o Mundo possa voltar a aprender a dar valor ao que não é movido por dinheiro, a estar em família, a estar com os amigos, a descansar, a fazer coisas por si e para si, a viver em comunidade, à saúde, a entender quais as prioridades de cada um e o que cada um quer para a sua vida.

Até agora, não tem havido tempo, e agora, qual é a desculpa?

O objectivo da Rootine é estar completamente disponível para prestar apoio a quem desejar aproveitar esta fase, para organizar a sua vida, desde organizar o seu tempo, as suas rotinas familiares, a sua casa, os seus documentos, ou pura e simplesmente aquela gaveta em específico. Por isso, vamos oferecer 1 sessão individual por dia, feita online, de 1h30m, a quem considerar que esta ajuda pode ser útil.

Mas, acima de tudo, a Rootine sabe, que estas semanas em casa vão ser um desafio, e por isso, propõe-se a oferecer algum apoio, para que consigam transformar estas semanas em casa, em algo benéfico para vós.

Saibam mais no próximo artigo, e acompanhando o nosso instagram.

Teresa Pena Bastos

Organizadora e Consultora de Produtividade

(ver o próximo artigo aqui)