Terceiro passo: Criar uma estrutura de organização de tempo

(3 minutos de leitura)

É hora de passar ao terceiro passo deste plano, uma vez que os dias continuam a passar e todos queremos procurar retirar algo positivo neste tempo de isolamento social. (Sobre os artigos anteriores relacionados com este tema, ver aqui).

A ideia de tanto tempo livre pela frente, pode parecer aliciante. Não ter horários, descansar, colocar todas as séries e filmes em ordem e não ter grandes obrigações pode parecer, nos primeiros tempos, encantador. Mas, se é assim que pensa, gostava de lhe perguntar: Até quando acha que esse seu pensamento vai durar? Até quando para começar a desesperar?

Pois é, o facto de termos planos e objectivos é essencial para manter a nossa sanidade mental. Se por um lado, funciona no dia-a-dia, quando temos demasiados afazeres e precisamos de uma estrutura com uma programação para não deixar que a frustração tome conta de nós, também funciona (e bem), neste caso, em que a perspetiva poderá, à primeira vista, não ter assim tanto para ocupar os dias a médio/ longo prazo.

Mas…. também, não queremos por de parte as pessoas que não sabem estar paradas, que são muito activas, e só está ideia de estar em casa ou estes primeiros dias de isolamento, já foram uma amostra sofredora dos tempos que se avizinham. Mas não tem que ser assim, pode haver muito a fazer, e mais uma vez, aqui um plano vai ser fundamental.

Depois, também há quem tenha a casa cheia, o que represente muito trabalho doméstico para fazer regularmente, sendo que, agora neste período, provavelmente sem qualquer tipo de ajuda externa; ou quem tenha a casa com crianças e bebés a requerem muita atenção e actividades; ou eventualmente pessoas que tem doentes ou familiares de idade que também exigiam muito tempo e energia; ou quem ainda tenha que trabalhar a partir de casa; ou reinventar os seus negócios nesta altura mais difícil e por ultimo, aqueles que tem uma combinação das várias situações apresentadas. Neste caso, ter uma gestão de tempo, também é fundamental para que não dê em louco, para ter um plano a seguir.

Para criar uma estrutura de Organização do Tempo viável, é fundamental identificar três parâmetros base:

  • Identificar os Objectivos
  • Reconhecer as Obrigações
  • Lista de Pendentes

Relativamente à identificação dos objectivos já estamos conversados, pelo que, se quiser rever este tema, pode faze-lo aqui.

Para reconhecer obrigações… Estando em casa, as obrigações podem parecer, para a maioria das pessoas, quase inexistentes, mas a verdade é que, se olhar bem, temos qualquer coisita a reconhecer como obrigação, nem que seja simplesmente as tarefas domésticas ou tratar das refeições. Mas pode não ser só, e cada caso é um caso. Tal como foi sugerido para os objectivos, faça uma pequena listagem de quais as obrigações que tem para tratar neste tempo de isolamento social. Ficou de trabalhar a partir de casa? Algo relacionado com as suas finanças ou contabilidade que tem de tratar? Cuidados familiares? Algo relacionado com a saúde? Pagamentos? E que mais? Pense bem, com calma, quais podem ser as suas obrigações durante este período.

Quanto à lista de pendentes, falamos da eterna lista de coisas a fazer, ou como hoje em dia é mais comum dizer, a famosa “To Do List”. Quais são as acções que tem pendentes por tratar? Desde as mais urgentes, às mais importantes até aquelas que se arrastam constantemente durante semanas, meses, ou até mais, pois o tempo nunca é suficiente. É hora de colocar tudo para o papel. E como a lista pode ser extensa, quando a terminar coloque por ordem de prioridade.

As bases para criar uma estrutura de organização de tempo estão criadas. Amanhã é dia de começar a juntar todas as pontas, e fazer o seu plano para as próximas semanas.

Mãos à obra e até amanha,

Teresa Pena Bastos

Organizadora e Consultora de Produtividade

(ver o próximo artigo aqui)