18 Mar Quinto passo: “Alimar arestas”
(5 minutos de leitura)
Nos últimos dias, tenho apresentado um artigo por dia, no sentido de partilhar os vários passos para um plano de organização simples, para este período de isolamento social. O objectivo é que possam retirar algo positivo deste tempo que estão em casa. O plano, é composto por 4 passos:
– Definir as prioridades e objectivos
– Criar uma estrutura de organização de tempo
– Colocar em prática a estrutura de organização de tempo
No entanto, sinto que o plano não ficaria completo, sem reforçar 3 pontos que considero fundamentais.
O primeiro ponto a abordar está relacionado com uma das máximas que tenho vindo a adotar nos últimos tempos, e que, tendo em conta o momento que estamos a passar, considero que poderá ser muito útil para todos: Em quase tudo na vida, temos duas opções, ou Aceitamos ou Agimos.
Aceitar, implica acolher/ receber algo, verdadeiramente, ou seja, de coração aberto. Agir, significa por as mãos à obra e fazer algo para mudar a situação ou para obter diferentes resultados.
Felizmente em muitos momentos da nossa vida, temos opção de escolha, podemos decidir qual o caminho a tomar, ou seja, se queremos agir ou aceitar. Mas nem sempre é assim, há alguns momentos em que não nos cabe a nós decidir, que pura e simplesmente temos de aceitar, pois não há nada que possamos fazer para alterar a situação.
Ainda assim, em situações que vão bem mais além do que depende de nós, há sempre uma escolha a fazer nesse momento. Podemos escolher o que queremos retirar de toda essa situação. Agora, no meio desta pandemia, podemos decidir, se queremos aceitar que este tempo de isolamento social/ quarentena é um tempo perdido ou se queremos agir? Queremos fazer algo? Tentar tirar partido? A escolha é nossa, mas não pense que refilar, queixar-se ou dramatizar é uma opção, pois no limite só se está a prejudicar a si próprio. Só há duas soluções possíveis para conseguir paz de espírito no meio desta situação: ou aceita ou age. Qual vai ser a sua?
O segundo ponto que quero abordar é relativo ao contacto social. O isolamento que estamos a passar, tem de ser acima de tudo um isolamento físico, mas a comunicação com os outros é fundamental para a sua sanidade mental, pelo que é importante, manter-se activo neste campo (provavelmente agora mais que nunca). Procure falar ao telefone, fazer videochamadas, e inclusive combinar chamadas, jantares, ou um copo ao final do dia, mesmo que à distância. Pode recorrer também, a opções de programas online que o façam entrar em contacto com outras pessoas, como participação em webinares, cursos interativos ou outros. Isto é, procure promover ao máximo a ligação social entre a sua família e amigos. Na verdade, esta pode ser uma optima altura para restabelecer contactos com pessoas que lhe são queridas, e que na correria do dia-a-dia, acaba por não ter tanto tempo para dedicar à relação como gostaria.
E por ultimo, temos o terceiro ponto, que, apesar de já ter sido falado anteriormente num dos artigos, penso que é fundamental o seu reforço. Trata-se de não subestimar a vantagem que temos neste momento, em podermos ter acesso à internet, e de estarmos numa era em que de facto, quase quase tudo é possível pela internet. Sim, é verdade que há algumas actividades que não são a mesma coisa do que quando realizadas em presença física. Mas pense, quando a solução é fazer pela internet ou não fazer de todo, não valerá a pena aproveitar tudo o que a internet tem para oferecer? E olhe que pode ficar surpreendido com os resultados.
Realmente a internet é um mundo, e não sendo eu especialista, posso lhe adiantar algumas ideias. No ramo das formações e educações, tem todo o mundo de ebooks para explorar, que pode facilmente aceder por exemplo através da plataforma Kindle (no seu computador, tablet ou telemóvel), para além das inúmeras plataformas de cursos online, em que muitos são gratuitos (como o Google Atelier, a Coursera, a CreativeLive, ou a Udemy), até outras plataformas mais específicas, com cursos e certificações mais especializadas. Na área do entretinimento não fique só pelos filmes e séries disponíveis nas plataformas do Netflix, HBO e por aí, mas explore também os fantásticos podcasts que existem, desde os mais sérios aos mais divertidos, ou os tutoriais sobre todos os assuntos práticos que pode imaginar no You Tube e restantes plataformas. E não vamos esquecer todas as plataformas que trabalham em várias áreas específicas, desde o exercício físico em casa (como a aplicação da New Me, da Nike Training ou a Sweat), mindfulness e relaxamento (como a Headspace), até ao mundo da dança, da música, da gastronomia (como a ChefSteps), da escrita, da fotografia… E por último tem toda uma gama de serviços que são actualmente fornecidos via on-line, desde workshops, sessões individuais ou em grupo, tal como a Rootine faz na área de organização, pode encontrar serviços de coaching, astrologia, terapias, personal trainers, consultorias, e muitos muitos outros serviços… É só saber as suas áreas de interesse e explorar, pois boas razões para estar ocupado, não faltam!! E tudo isto é possível para bebés, crianças e adultos para todas as idades. Basta querer encontrar algo que o motive….
E está tudo dito! Peço, por vocês mesmos, que não se limitem, que não se deixem entrar num mar de frustração por ter de estar em casa neste período. Todos esperamos, que tudo isto passe rápido. No entanto, temos de aceitar que ninguém pode prever com certezas, até quando tudo isto vai durar… Pelo que façam um favor a vocês mesmos, façam algo por vocês e arranjem forma de tirar partido de este período. Façam por agir.
Todas as ferramentas que dei, acredito serem um optimo ponto de partida, para que consigam manter a vossa sanidade mental e tenham uma boa estrutura para retirar algo bom de todo este processo, mas estou completamente disponível para qualquer questão que possam ter ou que possa ajudar.
As sessões individuais e em grupo on-line estão disponíveis sob marcação para o geral@rootine.pt, e relembro que, neste período em que estamos todos por casa, ofereço uma sessão diária por dia de 1h30m (apenas é possível uma por pessoa), pelo que se tiver interesse pode ser uma optima oportunidade. Em breve haverá também novidades e datas sobre os workshops online.
Até breve,
Teresa Pena Bastos
Organizadora e Consultora de Produtividade